História 2021
2021
O ano de 2021 fica marcado pela palavra resiliência, associada à capacidade de nos superarmos e de recuperar de adversidades. Ora, se as nossas perspetivas relativas aos efeitos da pandemia Covid-19 eram de incerteza, veio a concretizar-se ao longo do ano. Desde logo, no primeiro semestre, a restauração teve de operar ainda com mais restrições do que no início da pandemia. Ao compararmos os confinamentos dos primeiros semestres de 2020 e de 2021, concluimos que o período deste ano foi mais duradouro e, logo após o seu termo em junho, foram introduzidas novas restrições, que se prolongaram para além do semestre.
No segundo semestre, quando a vacinação na Península Ibérica atingiu um valor de adesão muito alto, assistimos a um abrandamento das restrições impostas à mobilidade das pessoas e das limitações de horários de funcionamento do retalho, o que permitiu que as férias de verão tivessem decorrido num ambiente de maior normalidade para os residentes, ainda que com uma perda substancial de turistas. Assim, tivemos de nos adaptar às circunstâncias, ainda que se tivesse verificado um aumento do nível de confiança dos consumidores, que veio a permitir uma recuperação da atividade a um ritmo mais elevado.
É neste ambiente de retoma lenta, mas sustentada, que construimos um caminho de resiliência e dinamismo, recuperando primeiro o negócio nos nossos restaurantes localizados na rua e centros comerciais e, depois, no segmento Travel, embora a um ritmo mais lento, dados os constrangimentos à mobilidade decorrentes da pandemia. Neste percurso de recuperação, mantivemos e aumentámos o nosso perfil de sustentabilidade social como grande Grupo criador de emprego e coesão social. Nesse sentido conseguimos proteger o emprego, em Portugal e em Espanha, seguindo uma estratégia combinada de utilização dos apoios estatais disponibilizados e uma consistente política de novas aberturas de restaurantes de diferentes marcas do Grupo, traduzida no forte crescimento em número de unidades Burger King, Taco Bell, KFC e Pizza Hut.
Sublinhamos que a política de remodelações e aberturas apesar de afetada nunca parou e continuou, de forma muito vigorosa. Desde logo, os seis novos restaurantes KFC, que inaugurámos ao longo do ano, a que se vieram juntar sete novos restaurantes Taco Bell. Também de destacar a boa performance da Pizza Hut, que deu uma excelente resposta aos desafios da pandemia, quer no delivery, quer nos seus restaurantes, sendo que abrimos mais cinco unidades desta marca.
De referir, também, que o Grupo Ibersol demonstrou ser o motor do crescimento da Burger King, em Portugal. No ano de 2021 abrimos 12 novos restaurantes Burger King e terminámos o ano com um total de 119 unidades, operadas pelo Grupo, no total dos 150 restaurantes da marca em Portugal. Para sustentar os desafios resultantes dos impactos do segundo ano de pandemia e, também, para nos robustecermos para os necessários investimentos, realizámos um aumento de capital, dirigido aos acionistas da sociedade, que visou garantir os meios necessários para concretizar as linhas de orientação estratégica e, em especial, manter a normal cadência de investimentos de expansão, por forma a sustentar e alargar as quotas de mercado dos negócios. Esta operação foi um sucesso e uma prova de confiança dos stakeholders com a procura total a representar cerca de 146% do montante da oferta, motivo pelo qual o aumento de capital foi totalmente subscrito e realizado o que se traduziu num encaixe financeiro bruto de 40 milhões de euros.
O ano de 2021 foi também de grande afirmação das nossas políticas ativas de sustentabilidade ambiental e nesse sentido destaco a parceria que levámos a cabo para a utilização de 170 motorizadas elétricas no serviço de delivery das marcas Burger King e Pizza Hut. O Grupo estima uma redução de mais de 500 mil quilos de emissões