História 2010 / 2006
2010
• Abertura do primeiro Spoon da Ibersol no Aeroporto de Lisboa
• Abertura do Azure e Sky Plaza da Ibersol no Aeroporto dos Açores.
O ano de 2010 caracterizou-se pelo ambiente de forte turbulência económica e social um pouco por toda a Europa. Vários países Europeus viram-se forçados a implementar políticas de austeridade com impactos fortes no processo de tomada de decisão do consumidor, tornando-o ainda mais desafiante e aumentando os níveis concorrenciais no mercado.
O Grupo Ibersol prosseguiu a sua política de construir as suas propostas de valor através da inovação na oferta multiconceito, da reestruturação do seu portfólio e da gestão muito rigorosa de todos os eixos das suas operações.
2009
• Abertura do Flor d’Oliveira da Ibersol no Norteshopping
• Mais 9 unidades com a Certificação ISSO 22000 – nomeadamente os pontos de venda do Aeroporto Lisboa e operação Catering do Estádio do Dragão. O Grupo passou assim a ter 22 unidades certificadas por este exigente padrão internacional de segurança alimentar.
Em 2009 o Grupo deu um especial enfoque à formação dos seus colaboradores. Assim, para além dos programas já desenvolvidos durante o ano, foi incentivada a participação no programa Novas Oportunidades e o lançamento da Escola Ibersol que promove a qualificação dos quadros, com o envolvimento da EGP (Escola de Gestão do Porto) e IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing).
Sensibilizar os mais novos para uma alimentação e um estilo de vida mais saudável foi um dos principais objectivos do Kids Bike Tour, uma iniciativa promovida pelo Grupo Ibersol em conjunto com a Sportis e a Luso. Esta iniciativa teve como objectivo estimular opções saudáveis, promovendo uma alimentação variada e equilibrada, hidratação frequente e pratica de actividade física, denominada “Pedala com toda a força” e envolveu os agrupamentos e escolas do 2º ciclo das áreas onde existem unidades das marcas da Ibersol integradas no programa Viva Bem.
2008
• Ibersol obtêm a primeira certificação em segurança alimentar
• Várias marcas do Grupo asseguram o fornecimento integral do Rock in Rio Lisboa
O Grupo Ibersol assegurou o fornecimento em exclusivo de toda a alimentação do evento Rock in Rio Lisboa-2008.
Tratou-se de um contrato à medida de um grupo de características multiconceito como a Ibersol. Assim o Grupo assegurou a gestão de sete bares, através da Sugestão & Opções, e quatro unidades móveis, duas Pizza Hut e duas KFC.
A manutenção alimentar na zona VIP e o apoio aos artistas também foi levado a cabo por outra empresa de catering do Grupo, a Silva Carvalho Catering.
2007
• Abertura da primeira unidade SOL em Ovar
• Lançamento do Programa Viva Bem
• Aquisição da Lurca (empresa que detêm os restaurantes Burger King em Espanha)
Um ano em que a inovação de produto demonstra ser uma estratégia certa para o sucesso. No início do ano a Pizza Hut prepara o lançamento da Cheesy Bites, uma proposta de pizza que veio a revelar-se um dos maiores sucessos da marca, em Portugal.
A compra da Lurca e a consequente consolidação do negócio Ibérico Burger King, veio demonstrar ter sido uma excelente decisão com as vendas da Burger King a crescerem a um ritmo superior a 20%.
Os segmentos multimarca e travel recebem, em 2007, um forte impulso com, respectivamente, a abertura de duas unidades Sol e novas concessões no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa e no Aeroporto dos Açores.
O ano de 2007 é o ano do lançamento do Viva Bem, um programa de educação para o consumo e promoção de estilos de vida saudável. Trata-se de um programa único no domínio da restauração moderna, que abrange inicialmente seis marcas do Grupo, nomeadamente a Pizza Hut, Burger King, KFC, Pans & Company, Ò Kilo e Pasta Caffé.
2006
Abertura da primeira Pans&Company da Ibersol no Via Catarina
Abertura do primeiro restaurante Pasta Caffé da Ibersol no Via Catarina
O ano de 2006 ficará na história do Grupo Ibersol como o ano da ofensiva Ibérica. Durante boa parte do primeiro semestre o Grupo Ibersol trava uma disputa forte no processo de OPA sobre a Telepizza. Após a resolução desta OPA, em sentido contrário aos objectivos do Grupo, as atenções viram-se, de forma brilhante, para a expansão do negócio Burger King, em Espanha.
O Grupo opta por uma estratégia de crescimento por aquisição, acelerando também o crescimento das vendas consolidadas. Desta visão, centrada no crescimento Ibérico, nasce a concretização da compra da Lurca, empresa que explora 31 unidades Burger King, em Espanha.
O ano de 2006 será um ano de expansão em todas as dimensões do Grupo, quer pelo investimento resultante dos direitos de concessão de áreas de serviço, expansão com 21 aberturas e ainda o aumento da participação na QRM, uma sociedade especializada no serviço de catering.
É também claramente o ano da estratégia de diversificação da actividade, criando a elasticidade necessária face ao abrandamento do consumo, alicerçada, quer no crescimento do negócio Burger King como no investimento nesta área de catering, um sector novo para o Grupo.