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RELATÓRIO & CONTAS 2011
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Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria
sobre a Informação Financeira Consolidada
Introdução
1
Nos termos da legislação aplicável, apresentamos a Certificação Legal das Contas e Relatório
de Auditoria sobre a informação financeira contida no Relatório consolidado de gestão e nas
demonstrações financeiras consolidadas anexas da
Ibersol, S.G.P.S., S.A.
, as quais compreendem a
Demonstração consolidada da posição financeira em 31 de Dezembro de 2011 (que evidencia um total
de 227.749.580 euros e um total de capital próprio de 114.845.206 euros, o qual inclui Interesses não
controlados de 4.449.991 euros e um resultado líquido de 6.125.138 euros), a Demonstração
Consolidada do Rendimento integral, a Demonstração Consolidada das alterações no Capital Próprio e
a Demonstração Consolidada dos fluxos de caixa do exercício findo naquela data, e o correspondente
Anexo.
Responsabilidades
2
É da responsabilidade do Conselho de Administração da Empresa (i) a preparação do
Relatório consolidado de gestão e de demonstrações financeiras consolidadas que apresentem de
forma verdadeira e apropriada a posição financeira do conjunto das empresas incluídas na
consolidação, o rendimento integral consolidado das suas operações, as alterações no Capital Próprio
Consolidado e os fluxos de caixa consolidados; (ii) que a informação financeira histórica seja
preparada de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), tal como adoptadas
na União Europeia, e que seja completa, verdadeira, actual, clara, objectiva e lícita, conforme exigido
pelo Código dos Valores Mobiliários; (iii) a adopção de políticas e critérios contabilísticos adequados;
(iv) a manutenção de sistemas de controlo interno apropriados; e (v) a divulgação de qualquer facto
relevante que tenha influenciado a actividade do conjunto das empresas incluídas na consolidação, a
sua posição financeira ou resultados.
3
A nossa responsabilidade consiste em verificar a informação financeira contida nos
documentos de prestação de contas acima referidos, designadamente sobre se é completa, verdadeira,
actual, clara, objectiva e lícita, conforme exigido pelo Código dos Valores Mobiliários, competindo-nos
emitir um relatório profissional e independente baseado no nosso exame.
Âmbito
4
O exame a que procedemos foi efectuado de acordo com as Normas Técnicas e as Directrizes
de Revisão/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, as quais exigem que o mesmo seja
planeado e executado com o objectivo de obter um grau de segurança aceitável sobre se as
demonstrações financeiras consolidadas não contêm distorções materialmente relevantes. Para tanto o
referido exame incluiu: (i) a verificação de as demonstrações financeiras das empresas incluídas na
consolidação terem sido apropriadamente examinadas e, para os casos significativos em que o não
tenham sido, a verificação, numa base de amostragem, do suporte das quantias e divulgações nelas
constantes e a avaliação das estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos pelo Conselho de
Administração, utilizadas na sua preparação; (ii) verificação das operações de consolidação; (iii) a
apreciação sobre se são adequadas as políticas contabilísticas adoptadas e a sua divulgação, tendo em