IBERSOL Relatório e Contas 2018

RELATÓRIO E CONTAS 2018 sado, aprovado em final de 2018 pela autoridade da concorrência europeia, sendo que os resultados só deverão ter impacto na atividade nos próximos anos. O Grupo certamente irá manter uma importante posição regional nesta associação, devido ao peso e qualidade da nossa operação na Pizza Hut. Este ano, o destaque vai também para o acordo com a Burger King para a aber- tura de novos restaurantes desta marca. Igualmente importante na gestão do nosso grupo foi a assinatura com o Es- tado de dois contratos de investimento nummontante agregado de 42,5 milhões de euros e que garante a criação de 926 novos postos de trabalho, com conces- são de benefícios a empresas do Grupo. Em Espanha a situação económica também deu sinais de abrandamento, apesar de crescer 2,5% em 2018, valor inferior à estimativa do governo, mas coincidente com as projeções do Banco da Espanha e do Fundo Monetário Inter- nacional (FMI). Quanto a Angola, país que conta com a nova e transformadora liderança de João Lourenço, o ano de 2018 ficou mar- cado, segundo a consultora FocusEco- nomics, por uma recessão de 2,4%, uma situação que tenderá a melhorar para um crescimento nos próximos anos. O importante sector petrolífero conti- nuou a não registar os resultados dese- jados no último trimestre do ano pas- sado, quando a descida dos preços do petróleo anulou qualquer ganho da pro- dução ligeiramente maior do que a do trimestre anterior. Mas nem tudo é nega- tivo. Para 2019, a economia irá recupe- rar. A inflação deve reduzir e o kwanza deverá estabilizar, sustentando o con- sumo privado, enquanto as reformas em curso, apoiadas pelo FMI, devem poten- ciar o crescimento do investimento e da atividade económica. Os analistas da Bloomberg esperam um crescimento económico de 2,2% para Angola, que chegará aos 2,5%, em 2020, ao passo que a inflação deverá ficar aci- ma dos 16%. Importa referir os bons si- nais no que se refere às transferências de divisas, onde se destaca o papel nor- malizador que o BNA tem vindo a as- sumir. Queremos manter o nosso foco na satis- fação do cliente em todos os mercados em que o nosso grupo opera, sabendo que o que importa ao nosso cliente é o “good value for Money” e as experiências positivas que proporcionamos em cada visita a um dos nossos restaurantes. 9

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=