IBERSOL | Relatório e Contas 2019

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração tem permitido vencer os desafios de uma sociedade em transformação e com novos hábitos de consumo e comportamentos dos consumidores. O ano ficou marcado por uma mudança de paradigma ditada pelo aparecimen- to e consolidação dos agregadores e pelo seu impacto no mercado de delivery. O crescimento das vendas em 2019 teve um importante contributo desta nova realidade, sendo que procuraremos um equilíbrio entre as vendas internas e as geradas por estes novos canais. Em 2019 decidimos apostar numa das mais relevantes marcas internacionais, a Taco Bell, que poderá vir a ter uma posição significativa no nosso portfólio. Em Espanha, após a aquisição da EOG, em 2016, procuramos vencer os de- safios naturais de integração e fusão de dois Grupos com culturas diferentes. Espanha é um grande mercado, onde acreditamos poder ter uma posição re- levante, mas em que temos muitos desafios pela frente, para os quais temos de estar preparados. Em Angola, o enquadramento económico-social manteve-se incerto. Por isso, procuramos sustentar a nossa atividade, tanto da KFC como da PH, conge- lando os nossos planos de expansão, até que sintamos estarem reunidas as necessárias condições. Não nos cansamos de sublinhar a importância das nossas equipas, dos nos- sos colaboradores, que têm sido fundamentais na resposta às expectativas dos nossos Clientes. Por isso, a formação é, cada vez mais, um pilar estraté- gico nosso. Todas as empresas mas em especial as do nosso sector vivem do desenvolvimento do talento do Capital Humano, que precisamos de, em simultâneo, formar e reter a todos os níveis e ao mesmo tempo rejuvenescer. O Grupo Ibersol tem criado milhares e milhares de empregos, é respeitado pelas marcas internacionais nossas parceiras e integra uma equipa fantástica pela sua dedicação e alto desempenho. Perspetivávamos para 2020 um ano muito desafiante em todas as geografias onde estamos, porém a atual situação originada pelo Covid-19 introduziu fato- res de incerteza nunca sentidos. Vamos ter de saber ultrapassar as dificuldades resultantes de uma longa pa- ragem e da reativação lenta dos negócios, o que irá requerer uma alteração dos nossos processos de gestão, pois o impacto será muito significativo e deixará sequelas. Como somos otimistas e conhecemos a nossa fibra, sabemos que vamos ultra- passar mais este desafio juntos e com o apoio e a dedicação de todos. 24

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=