IBERSOL | Relatório e Contas 2020
Relatório sobre o Governo da Sociedade 51. Explicitação, ainda que por inclusão de organograma, das relações de dependência hierárquica e/ou funcional face a outros órgãos ou comissões da sociedade. O grupo não dispõe de serviços autónomos de auditoria e de “ compliance ”. O Conselho Fiscal avalia o funcionamento dos sistemas de controlo in- terno e de gestão de riscos, supervisionando o seu plano de atividade, recebendo informação periódica dos seus trabalhos, avaliando as con- clusões apuradas e emitindo as orientações que julgue necessárias. O Auditor Externo verifica a eficácia e o funcionamento dos mecanismos de controlo interno de acordo com um plano de trabalho alinhado com o Conselho Fiscal, a quem igualmente reporta as conclusões apuradas. 52. Existência de outras áreas funcionais com competências no con- trolo de riscos. Existem Funções Centrais – Direções Qualidade, Recursos Humanos, Planeamento e Controlo de Gestão e Financeira – que reportando à Co- missão Executiva, promovem, coordenam e facilitam, o desenvolvimen- to de processos de gestão de risco. 53. Identificação e descrição dos principais tipos de riscos (económi- cos, financeiros e jurídicos) a que a sociedade se expõe no exercício da atividade. O Conselho de Administração considera que o Grupo se encontra ex- posto aos riscos normais decorrentes da sua atividade, nomeadamente ao nível dos restaurantes. Riscos estratégicos e operacionais A realidade corporativa do Grupo Ibersol é, pela natureza da sua ati- vidade, altamente volátil, permanentemente exposta a desafios, trans- formações e mudanças, que impõem um ritmo de gestão acelerado. O ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, foi um ano especialmente representativo desta realidade. Os negócios da Ibersol, como qualquer negócio de retalho, estão expos- tos à instabilidade do ambiente económico bem como à evolução das preferências dos consumidores. A gestão dos riscos estratégicos envol- ve a monitorização dos indicadores macroeconómicos, de estudos de tendências dos consumidores, de estudos do mercado da restauração com auscultação dos consumidores e acompanhamento da atividade da concorrência nos diferentes mercados onde o Grupo opera. 248
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