IBERSOL | Relatório e Contas 2020
RELATÓRIO E CONTAS 2020 No processo anual de Planeamento são reavaliados todos estes fatores e analisadas as tendências macroeconómicas. A internacionalização dos negócios, um controlo rígido de custos, o lançamento de ofertas de no- vos conceitos, canais de distribuição, produtos e promoções adaptados às alterações dos perfis de consumo, são algumas das iniciativas que visam mitigar este risco. Com a aquisição do EatOut Group a Ibersol passou a deter uma parte significativa do seu volume de negócios em espaços concessionados em aeroportos. As concessões são atribuídas por concurso por um de- terminado período de tempo, pelo que o Grupo poderá ou não garantir a renovação desses contratos, o que poderá afetar o seu volume de ne- gócios e rendibilidade. Operando diversas marcas internacionais no regime de franquia o Grupo celebra contratos de franquia de longo prazo (20 anos ou 10+10 anos) e que findo o respetivo período de duração, têm vindo a ser renovados, embora não exista essa obrigatoriedade. O grupo procura cumprir to- das as obrigações associadas aos contratos e manter um bom relacio- namento com os franqueadores como forma de minimizar o risco de não renovação. Os riscos operacionais estão muito ligados à atividade dos restaurantes: gestão de aprovisionamento (aprovisionamento e logística), gestão de stocks, gestão de fundos e na eficiência e segurança na utilização de re- cursos e ativos. A adequação e alcance dos procedimentos de controlo são acompanhados e revistos sempre que necessário. Por especificidades do Negócio existem áreas de risco cuja gestão cor- rente foi alocada a departamentos funcionais, destacando-se: Qualidade e Segurança Alimentar No negócio da Restauração o risco associado à Higiene e Segurança Alimentar assume primordial importância. A gestão desta área de risco é coordenada pela Direção de Qualidade e tem como principais vertentes uma atuação responsável e proactiva, segundo os princípios da prevenção, formação, seguimento de indica- dores e a procura da melhoria contínua por forma a minimizar os riscos com impactos na saúde dos consumidores. As principais dimensões de gestão desta área de risco são: - Qualificação e Seleção de Fornecedores e Produtos e Programa de Controlos Periódicos aos Fornecedores, Produtos e Serviços; - Garantia do Sistema de Rastreabilidade implementado; 249
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