IBERSOL | Relatório e Contas 2020
Relatório sobre o Governo da Sociedade devidamente autorizadas e que são registadas em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites; - a informação financeira é analisada, de forma sistemática e regular, pela gestão das unidades de negócio (apoiados pelo Departamento de Controlo de Gestão) e pelos responsáveis dos centros de resulta- dos, garantindo uma monitorização permanente e o respetivo con- trolo orçamental; - durante o processo de preparação e revisão de informação, é es- tabelecido previamente um calendário, o qual é partilhado com as diferentes áreas envolvidas e todos os documentos são revistos de- talhadamente, o que inclui a revisão dos princípios utilizados, a verifi- cação da precisão da informação produzida, e a consistência com os princípios e politicas utilizadas em anos anteriores; - os registos contabilísticos e a preparação das demonstrações finan- ceiras são assegurados pela função central de Contabilidade. As de- monstrações financeiras são elaboradas pelos técnicos oficiais de contas e revistas pela Direção Administrativa. - As demonstrações financeiras consolidadas são preparadas com periodicidade trimestral pela função central de Consolidação o que constitui um controlo adicional de fiabilidade; - A informação financeira, Relatório e Demonstrações Financeiras, é revista pela Direcção Financeira e enviada para revisão final e apro- vação do Conselho de Administração. Depois de aprovados os docu- mentos são enviados ao auditor externo que emite a sua certificação Legal de Contas e o Relatório de Auditoria Externa. - O Revisor Oficial de Contas executa uma auditoria anual, uma revi- são limitada ao semestre das contas individuais e consolidadas. Nos demais trimestres faz um exame sumário à informação do período. - O processo de preparação da informação financeira individual e con- solidada e do Relatório de Gestão é supervisionado pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho de Administração. Trimestralmente, estes ór- gãos reúnem e analisam as demonstrações financeiras individuais e consolidadas e o relatório de gestão. Entre as causas de risco que podem afetar materialmente o reporte con- tabilístico, evidenciamos as estimativas contabilísticas que são baseadas na melhor informação disponível e no conhecimento e experiência resul- tantes de eventos presentes e, ou, passados. Salientamos igualmente 256
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