IBERSOL | Relatório e Contas 2020
RELATÓRIO E CONTAS 2020 No caso dos segmentos de restaurantes e balcões, o impacto dos en- cerramentos, das restrições de circulação e limitações dos horários de funcionamento foram, em parte, minimizados pela manutenção em fun- cionamento dos serviços de delivery e take away. O aumento das vendas de delivery através do reforço da capacidade de resposta interna e das parcerias com operadores de entrega ao domicílio permitiu captar vendas que representaram cerca de 22,5% das vendas de restauração. Importa, todavia, registar que estas vendas acarretam custos adicionais de angariação e de transporte que reduzem a margem deste negócio. O segmento de balcões, apresentou uma maior resiliência às medidas restritivas de combate à pandemia, registando menores perdas face ao período homólogo e ritmos mais acelerados de recuperação das mes- mas, para a qual contribuíram três fatores: i) o impacto da expansão, nomeadamente das marcas Burger King, KFC e Taco Bell que ocorreram na segunda metade de 2019 e 4º trimestre de 2020; ii) a manutenção em funcionamento de restaurantes com serviço de delivery e take away, desde que foi decretado o estado de emer- gência; iii) o bom desempenho dos restaurantes com serviço de Drive (ope- rado pelas marcas Burger King e KFC) que têm superado as per- das incorridas por efeito do encerramento das salas no interior dos mesmos. Em 2020 foram encerradas 54 unidades, 21 das quais franquiadas e maio- ritariamente localizadas em Espanha. 27
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=