IBERSOL | Relatório e Contas 2020
RELATÓRIO E CONTAS 2020 razoável admitir que os principais impactos em cash flow se possam fazer sentir nos próximos 2 anos, mas que todas as unidades de negócio se encontrem em fase de total recuperação no 3.º ano, com excepção da operação travel em Espanha em que a recuperação total poderá só ocorrer em 2026 de acordo com os dados publicados pelos principais organismos do mercado da aviação. Com excepção dos resultados obtidos nas análises da operação travel em Espa- nha e da operação da Pizza Movil em Espanha, dos restantes testes de imparidade não resultaram perdas por imparidade significativas, o que vai ao encontro das ex- pectativas da Gestão, que apontam efetivamente para não existirem outras perdas permanentes nos seus negócios, havendo a clara expectativa de recuperação dos negócios a médio prazo para níveis pré-Covid-19. Foram também efetuadas análises de sensibilidade aos principais pressupostos uti- lizados no cálculo base, sendo que apenas se verificam perdas por imparidade em cenários muito conservadores. Métodos e pressupostos: Em 31 de dezembro de 2020 e 2019, os métodos e os principais pressupostos uti- lizados na elaboração dos testes de imparidade ao goodwill do Grupo foram os seguintes: WACC (1) Crescimento Perpetuidade Portugal - Quick Service 7,3% 2,0% Portugal - Restaurantes e Catering 7,6% 2,0% Espanha - Quick Service 6,6% 2,0% Espanha - Restaurantes 6,9% 2,0% Espanha - Travel 8,5% 2,0% (1) De acordo com o segmento de negócio, Quick service (Burguer King, Pans e KFC), Restaurantes e Travel. A taxa de desconto apresentada foi calculada com base na metodologia WACC (Weighted Average Cost of Capital). Em 2020, dado os impactos da Covid-19 nos sectores da restauração, foram reali- zados testes de imparidade ao Goodwill, tendo como pressupostos para a evolução dos distintos segmentos, os mais recentes inputs do mercado e evolução da opera- ção, do desempenho na reabertura gradual dos restaurantes, bem como das entida- des locais e internacionais que operam no mercado de transporte aéreo e turismo, com determinante relevância para o segmento de Travel. As taxas de desconto adoptadas correspondem ao custo médio ponderado do ca- pital (WACC) estimado para cada um dos segmentos operados em Portugal e Es- panha com maior risco nos segmentos que apresentam uma tendência de maior resistência à recuperação da crise pandémica. 357
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