IBERSOL | Relatório e Contas 2021

RELATÓRIO E CONTAS 2021 (i) o impacto da expansão, nomeadamente das marcas Burger King, KFC e Taco Bell que ocorreram na segunda metade de 2019 e 4º trimestre de 2020; (ii) a manutenção em funcionamento de restaurantes com serviço de delivery e take away , desde que foi decretado o estado de emer- gência; (iii) o bom desempenho dos restaurantes com serviço de Drive (ope- rado pelas marcas Burger King e KFC) que superaram as perdas incorridas por efeito do encerramento das salas no interior dos mesmos. As vendas de delivery , que permitiram compensar parcialmente o impac- to das limitações da operação nos segmentos de restaurantes e balcões nos períodos de confinamento, com a retoma gradual da normalidade tendem a reduzir o seu peso, representando, todavia, no último trimestre cerca de 25% das vendas - excluindo as vendas do segmento de conces- sões e catering - sendo cerca de 6 p.p. superiores às do primeiro trimes- tre de 2020, período prévio ao impacto da pandemia. O canal de Drive-Thru , à semelhança do delivery , registou um aumento da procura durante os períodos de confinamento, passando a fazer par- te dos hábitos de consumo dos nossos clientes, o que se traduziu num aumento do peso relativo deste canal que no final de 2021 representava 13% das vendas do retalho, comparativamente com os 9% do primeiro trimestre de 2020. Evolução do peso por canal nas vendas totais sem concessões e catering 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0% 0,0% 1Q20 abr20 mai/20 jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 1º Confinamento 2º Confinamento 37,0% 25,1% 13,7% % Vendas Delivery/Agregadores % Vendas Centros Comerciais % Vendas Drive-Thru 27

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=