IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão 2022

RELATÓRIO INTEGRADO DE GESTÃO 2022 O ano de 2022 foi mais um ano desafiante e de sinais contraditórios: por um lado, a recuperação pós-pandemia começou a sentir-se a ní- vel social e económico, mas por outro iniciou-se a guerra na Ucrânia e com ela surgem uma série de impactos. Desde logo, os problemas na cadeia de abastecimentos, que já vi- nham do tempo da pandemia (2020-2021), aos quais se juntaram os aumentos dos preços dos combustíveis, que resultaram no agrava- mento dos custos dos nossos fornecedores. Adicionalmente, a infla- ção atingiu patamares que já não pareciam possíveis. É neste cenário que o Grupo Ibersol levou por diante os seus pla- nos de expansão e remodelações, abrindo restaurantes de diferentes marcas, com destaque para a Taco Bell com 5 novas unidades, que corresponderam à forte aceitação deste conceito, e para a KFC, com um crescimento notável, com 17 novas unidades, mas também para a Pizza Hut que abriu 5 novas unidades e trabalhou no sentido de se manter líder no seu segmento, sem esquecer os outros conceitos que estiveram à altura dos desafios. O ano de 2022 já ia a meio quando o Grupo Ibersol anunciou o acor- do com a cadeia britânica de sanduíches e cafés Pret A Manger para a expansão desta marca em Portugal e Espanha, com o objetivo de criar uma sólida rede de restaurantes. Este acordo prevê a abertura de 70 novas unidades em Portugal e Espanha nos próximos 10 anos. Em Espanha, há que assinalar o tema da ação que a Pansfood foi obrigada a interpor para reequilibrar as rendas a pagar à AENA des- de o início da pandemia, que obteve provimento por decisão do tri- bunal de segunda instância. Como consequência as rendas a pagar nos estabelecimentos localizados em cada aeroporto foram ajusta- Principais acontecimentos 13

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=