IBERSOL | Relatório Integrado de Gestão 2022

introdução 2022 foi um ano complexo porque, no final de fevereiro, começou o conflito militar na Ucrânia e com ele o agravamento das tensões geopolíticas mundiais, colocando novamente à prova o portefólio de marcas do Grupo. Aos problemas na cadeia logística de abastecimentos, que já tinham começado nos anos da pandemia, vieram juntar-se os aumentos dos combustíveis, dos quais resultaram aumentos dos custos dos nossos fornecedores e por fim, em cadeia, a inflação atingiu patamares ele- vados reduzindo o poder de compra das famílias. Este foi um cenário que persistiu durante todo o ano de 2022 e será também incontor- nável no ano de 2023. Estes desafios não condicionaram os nossos planos de expansão e remodelações e, por isso, ao longo do ano, concretizamos aberturas nas nossas diferentes marcas, onde destaco o crescimento acentua- do da Taco Bell e da KFC, mas também as aberturas e remodelações da Pizza Hut marca líder no seu segmento. Ao longo do ano, o portefólio do Grupo evidenciou novamente uma capacidade de resiliência elevada registando um sólido crescimen- to, quando comparado com o ano anterior, que havia sido marca- do pelo período de confinamento e de restrições à mobilidade. Para essa evolução das vendas contribuíram decisivamente a recuperação do turismo com um crescimento acentuado, a maior mobilidade e o aumento do consumo privado, consequentemente. Neste contexto de recuperação e resiliência, sublinho o desempenho dos segmentos de Travel e Catering , que recuperaram fortemente dos impactos da pandemia, quer pela retoma do sector da aviação Mensagem do Presidente do Conselho de Administração 8

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=