IBERSOL Relatório de Sustentabilidade 2018

Perfil Organizacional PORTEFÓLIO DE NEGÓCIOS O ano de 2018 fica marcado pelo reforço do crescimento, resultante do aumento das transações, motivado pela melhoria das condições do mercado, pelo efeito das remodelações e aberturas, nomeadamente no negócio de concessões em Espanha, num quadro de contínuo esforço de capacitação e desenvolvimento dos nossos recursos humanos. Em Portugal, o grupo Ibersol manteve o foco na concretização dos pla- nos estratégicos de crescimento nas marcas Burger King, Pizza Hut e KFC e remodelação de restaurantes de diversas marcas. Em Espanha, na sequência da aquisição do Grupo Eat Out em 2016, o Grupo enfrenta os desafios de integração e fusão, dando continuidade ao processo de reajuste do portefólio de unidades de restauração, em função das condições contratuais, rentabilidade e interesse estratégico. Destaque para os concursos ganhos nas concessões, que permitirão reforçar a presença nos aeroportos ibéricos. Em Angola, foi decidido suspender a expansão e concentrar os recur- sos na sustentação e aprofundamento da operação da KFC e da Pizza Hut, aguardando por melhores condições económicas. O processo de avaliação do portefólio de negócios e o termo de algu- mas concessões conduziu à decisão do encerramento de 47 unidades, 24 próprias e 23 franquiadas. Com o mercado ibérico a evoluir favoravelmente foi dada continuidade a um plano de expansão seletivo concretizado com a abertura de 42 novas unidades, 38 próprias e 4 franquiadas. No termo do exercício de 2018, o número total de unidades do grupo Ibersol - próprias e franquiadas - era de 641, sendo que 516 correspon- diam a unidades próprias e 125 a unidades franquiadas. Do universo total, 332 estavam localizadas em Portugal, 292 em Espanha, 10 em Angola e 7 em Itália. 14

RkJQdWJsaXNoZXIy NDkzNTY=