Introdução
anos anteriores e que em 2015 voltou a registar um crescimento
moderado mas sustentado.
É claro que o consumo privado acelerou em 2015, especialmente
devido ao crescimento mais intenso da componente de bens não
duradouros e serviços, sendo este um indicador muito positivo para a
área onde o Grupo actua. A este indicador juntam-se outros também
positivos para o ambiente global da economia como o crescimento
acentuado das despesas de consumo final em bens duradouros com
especial relevância para a evolução da componente automóvel.
Ou seja, começou-se em 2015 a assistir a uma retoma não apenas
do consumo na sua vertente mais imediata como também em bens
que demonstram uma retoma da confiança e das expectativas dos
portugueses.
Pela sua dimensão e implantação na economia portuguesa, o Grupo
Ibersol acompanhou este novo ciclo com a continuação da imple-
mentação de uma estratégia já pensada e estruturada nos anos
anteriores e que se materializou num novo impulso de crescimento
da sua distribuição numérica, através de novas aberturas emmarcas
tão emblemáticas para o Grupo como a Pizza Hut e Burger King, mas
também comumambicioso plano de renovações que procuramanter
um ritmo de resposta adequado às expectativas do consumidor.
Neste contexto, é importante referir que dos anos de contrac-
ção económica emergiu um novo padrão de comportamento do
8