Consolidated Financial Analysis
A evolução do volume de negócios dos franquiados evoluiu a um ritmo inferior
ao das unidades próprias.
As vendas de restauração, que ascenderam a 266,8 milhões de euros, regista-
ram um acréscimo anual de 26,5% que se decompõe por segmentos da forma
seguinte:
Verificou-se crescimento das vendas em todos os segmentos com os conceitos
de
ticket
mais elevado a evidenciarem ganhos de quota de mercado. Por outro
lado, pelo desempenho e pela expansão os balcões aumentaram o seu peso
nas vendas.
A necessidade de uma constante avaliação do portfólio de pontos de venda
conduziu à decisão do encerramento de 15 unidades. Com o mercado a evoluir
favoravelmente foi dada continuidade a um plano de expansão seletivo con-
cretizado em 20 aberturas, pelo que no final do ano operávamos 306 unidades
próprias em Portugal, 67 em Espanha e 10 em Angola.
Da operação de aquisição da Eat Out Group resultou um acréscimo de 121
unidades próprias e de 146 unidades franquiadas.
No termo do exercício, o número total de unidades – próprias e franquiadas –
era de 667 com a distribuição seguinte:
Vendas de
restauração
2016 S/ Eat Out Group
Eat Out
Group
TOTAL 2016
Milhões
de euros
Variação
16/15
Milhões
de euros
Milhões
de euros
Variação
16/15
Restaurantes
75,21
12,0%
3,51
78,72
17,2%
Balcões
143,72
20,7%
6,23
149,95
25,9%
Concessões e
Catering
25,31
3,1%
12,82
38,13
55,3%
Vendas Restauração 244,24
15,8%
22,56
266,80
26,5%
104