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CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS E
RELATÓRIO DE AUDITORIA SOBRE A INFORMAÇÃO FINANCEIRA CONSOLIDADA
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Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria
sobre a Informação Financeira Consolidada
Introdução
1
Nos termos da legislação aplicável, apresentamos a Certificação Legal das Contas e Relatório de
Auditoria sobre a informação financeira contida no Relatório consolidado de gestão e nas demonstrações
financeiras consolidadas anexas da Ibersol, S.G.P.S., S.A., as quais compreendem a Demonstração
consolidada da posição financeira em 31 de dezembro de 2012 (que evidencia um total de 223.982.513
euros e um total de capital próprio de 116.599.331 euros, o qual inclui Interesses não controlados de
4.680.545 euros e um resultado líquido de 2.513.579 euros), a Demonstração Consolidada do Rendimento
integral, a Demonstração Consolidada das alterações no Capital Próprio e a Demonstração Consolidada
dos fluxos de caixa do exercício findo naquela data, e o correspondente Anexo.
Responsabilidades
2
É da responsabilidade do Conselho de Administração da Empresa (i) a preparação do Relatório
consolidado de gestão e de demonstrações financeiras consolidadas que apresentem de forma verdadeira
e apropriada a posição financeira do conjunto das empresas incluídas na consolidação, o rendimento
integral consolidado das suas operações, as alterações no Capital Próprio Consolidado e os fluxos de caixa
consolidados; (ii) que a informação financeira histórica seja preparada de acordo com as Normas
Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), tal como adoptadas na União Europeia, e que seja completa,
verdadeira, actual, clara, objectiva e lícita, conforme exigido pelo Código dos Valores Mobiliários; (iii) a
adopção de políticas e critérios contabilísticos adequados; (iv) a manutenção de sistemas de controlo
interno apropriados; e (v) a divulgação de qualquer facto relevante que tenha influenciado a actividade do
conjunto das empresas incluídas na consolidação, a sua posição financeira ou resultados.
3
A nossa responsabilidade consiste em verificar a informação financeira contida nos documentos
de prestação de contas acima referidos, designadamente sobre se é completa, verdadeira, actual, clara,
objectiva e lícita, conforme exigido pelo Código dos Valores Mobiliários, competindo-‐nos emitir um
relatório profissional e independente baseado no nosso exame.
Âmbito
4
O exame a que procedemos foi efectuado de acordo com as Normas Técnicas e as Directrizes de
Revisão/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, as quais exigem que o mesmo seja planeado
e executado com o objectivo de obter um grau de segurança aceitável sobre se as demonstrações
financeiras consolidadas não contêm distorções materialmente relevantes. Para tanto o referido exame
incluiu: (i) a verificação de as demonstrações financeiras das empresas incluídas na consolidação terem
sido apropriadamente examinadas e, para os casos significativos em que o não tenham sido, a verificação,
numa base de amostragem, do suporte das quantias e divulgações nelas constantes e a avaliação das
estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos pelo Conselho de Administração, utilizadas na sua
preparação; (ii) verificação das operações de consolidação; (iii) a apreciação sobre se são adequadas as