IBERSOL | Relatório e Contas 2016 - page 159

RELATÓRIO E CONTAS 2016
II. Comunicação de irregularidades
49. Meios e política de comunicação de irregularidades ocorridas
na sociedade
A Sociedade dispõe de uma política instituída para recebimento de comunicações, reclamações
ou queixas sobre irregularidades detectadas na empresa. Conforme consta do Regulamento do
Conselho Fiscal divulgado no sitio da sociedade, este órgão regista por escrito as comunicações de
irregularidades que lhe sejam endereçadas, promovendo, conforme o entender por adequado, as
necessárias diligências junto da administração e da auditoria e sobre as mesmas elabora o seu
relatório. Assim, tal tipo de irregularidades pode ser comunicada de forma não anónima ao Con-
selho Fiscal, através de comunicação à Sociedade, dirigida aquele órgão. A sociedade encaminhará
as comunicações recebidas ao Presidente daquele órgão, assegurando a sua confidencialidade.
Durante 2016, o Conselho Fiscal não recebeu quaisquer comunicações de irregularidades.
III. Controlo interno e gestão de riscos
50. Pessoas, órgãos ou comissões responsáveis pela auditoria interna
e/ou pela implementação de sistemas de controlo interno
A Ibersol não possui serviços autónomos de auditoria interna e de “compliance”.
A gestão de risco, sendo uma das componentes da cultura da sociedade, está presente em
todos os processos e é responsabilidade de todos os gestores, quadros e demais colaborado-
res nos diferentes níveis da organização.
A gestão de risco é desenvolvida tendo como objetivo a criação de valor, através da gestão
e controlo das incertezas e ameaças que podem afetar as empresas do Grupo, numa pers-
petiva de continuidade das operações, tendo em vista o aproveitamento das oportunidades
de negócio.
No âmbito do planeamento estratégico são identificados e avaliados os riscos do portfolio dos
negócios existentes bem como do desenvolvimento de novos negócios e dos projetos mais
relevantes e definidas as estratégias de gestão desses riscos.
No plano operacional, são identificados e avaliados os riscos de gestão dos objetivos de cada
negócio e planeadas ações de gestão desses riscos, que são incluídas e monitorizadas no
âmbito dos planos dos negócios e das unidades funcionais.
No que respeita aos riscos de segurança dos ativos tangíveis e das pessoas são definidas
políticas e standards e efetuado o auto-controlo do seu cumprimento, sendo realizadas au-
ditorias externas a todas as unidades e implementadas ações preventivas e corretivas dos
riscos identificados.
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