Relatório sobre o Governo da Sociedade
De forma a garantir a conformidade dos procedimentos estabelecidos é efetuada regularmen-
te a avaliação dos principais sistemas de controlo interno do Grupo. Por especificidades do
Negócio existem áreas de risco cuja gestão corrente foi alocada a departamentos funcionais.
O controlo interno e o acompanhamento dos sistemas de controlo interno são conduzidos pela
Comissão Executiva.
51. Explicitação, ainda que por inclusão de organograma, das relações
de dependência hierárquica e/ou funcional face a outros órgãos ou
comissões da sociedade
Não aplicável uma vez que o Grupo não dispõe de serviços autónomos.
52. Existência de outras áreas funcionais com competências no
controlo de riscos
Existem Funções Centrais – Direções Qualidade, Recursos Humanos e Financeira – que reportan-
do à Comissão Executiva, promovem, coordenam e facilitam, o desenvolvimento de processos
de gestão de risco.
53. Identificação e descrição dos principais tipos de riscos (económicos,
financeiros e jurídicos) a que a sociedade se expõe no exercício da
atividade
O Conselho de Administração considera que o Grupo se encontra exposto aos riscos normais
decorrentes da sua atividade, nomeadamente ao nível dos restaurantes.
Riscos estratégicos e operacionais
O negócio está exposto à evolução dos factores macroeconómicos bem como da evolução das
preferências dos consumidores. A gestão dos riscos estratégicos envolve a monitorização dos
indicadores macroeconómicos, de estudos de tendências dos consumidores, de estudos do
mercado da restauração com auscultação dos consumidores e acompanhamento da atividade
da concorrência nos diferentes mercados onde o Grupo opera.
Com a aquisição da Eatout a Ibersol passou a deter uma parte significativa do seu volume
de negócios em espaços concessionários em aeroportos. As concessões são atribuídas por
concurso por um determinado período pelo que o Grupo poderá ou não garantir a renovação
desses contratos, o que poderá afetar o seu volume de negócios e rendibilidade.
Os riscos operacionais estão muito ligados aos processos dos restaurantes: gestão de aprovi-
sionamento (aprovisionamento e logística), gestão de
stocks
, gestão de fundos e na eficiência
e segurança na utilização de recursos e ativos. A adequação e alcance dos procedimentos de
controlo são acompanhados e revistos sempre que necessário.
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